NACIONAL
Assistir cerca de 500 filmes entre documentários, animação, propostas mais experimentais e outras que obedecem uma estrutura narrativa mais clássica, nos conta muito do tempo presente: um filme, seja ele documentário, ensaio ou ficção, é sempre um documento que diz mais de nós do que supomos saber. As produções que nos chegaram vieram de todas as regiões do Brasil. Mostraram olhares ousados, escutas atentas e falas potentes, entrelaçadas por paisagens que atravessaram territórios indígenas, sertões, pequenas cidades e grandes metrópoles. Como uma linha que vai se desenhando em retas e curvas, selecionamos 38 filmes buscando tensionar a urgência de temas que falam sobre meio ambiente, luta pela terra e aquecimento global até delicadas mensagens de força enraizadas em ancestralidades e cuidados. As 08 sessões que apresentam o Panorama Nacional buscaram trazer um pouco de cada canto do Brasil com a mesma força com que as produções nos atravessaram. Que seja lindo!
Isadora Torres , Julyana Troya e Kit Menezes, curadoras
SESSÃO ALVORADA, 54'
18/09 às 19h30
🧶 Sala dos Toninhos
tags: conexões humanas, convivência entre diferentes, relações interpessoais, empatia, solidariedade, trabalhos colaborativos e apoio mútuo.
SERÁ QUE AS CASAS TAMBÉM SENTEM SAUDADE?, Leandro Machado
Caruaru-PE I 2023 I 05’ I Documentário I Livre
Sinopse: Memórias, solidão, luto e saudade. É possível que as casas sofram com a partida dos moradores? Divagando entre lembranças, somos levados a refletir sobre essas questões enquanto transitamos pela casa de número 21 e seus registros.
CIDADE BY MOTOBOY, Mariana da Silva Vita
Assis-SP I 2023 I 15’ I Ficção I 10 anos
Sinopse: No interior paulista, um motoboy de aplicativo rasga as ruas em uma sexta à noite. O circular pela cidade torna evidente: os muros dividem muito mais do que terrenos, e só um amor transgressivo aliviará o peso desse cansaço.
BENÇA, Mano Cappu
Curitiba-PR I 2023 I 15’ I Ficção I 12 anos
Sinopse: Na cadeia a visita é sagrada. Antônio está ansioso para ver sua esposa, Vera. Entretanto, ao caminhar rumo ao pátio de visita, seu mundo começa a ruir ao ver saindo de uma das celas Rodrigo, seu filho. As relações paternas entre pai e filho são como um campo seco e sem vida.
ESPELHO, Luciana Oliveira
Aracaju-SE I 2022 I 19’ I Experimental I Livre
Sinopse: Esperanza vivencia uma profunda confusão interna e psicológica. Na beira do rio segue um caminho para encontrar consigo mesma e sua espiritualidade.
SESSÃO BIJOU, 75'
27/09 às 09h00
🧶 Sala dos Toninhos
tags: saúde mental e bem-estar: ansiedade, depressão, estresse, correria, produtividade excessiva.
ARACATI, Veruza Guedes
Cajazeiras-PB I 2023 I 16’ I Ficção I Livre
Sinopse: O vento que chega no início da noite no sertão soprando suave lembra a Tereza que seu amor por Josias também vem de longe e se vai quando ela acorda. Esse é um filme sobre memória, sobre reclusão e sobre velhice.
O QUE FICA DE QUEM VAI, André Zamith e Vinícius Cerqueira
São Paulo-SP I 2023 I 19’ I Ficção I 12 anos
Sinopse: Em busca da corrente do cunhado falecido, Jackson é atravessado pela difícil rotina como entregador de aplicativo e por lembranças de momentos especiais ao lado de Alex.
CIDA TEM DUAS SÍLABAS, Giovanna Castellari
São Paulo-SP I 2023 I 19’ I Ficção I Livre
Sinopse: A costureira Cida, de 60 anos, precisa assinar um documento em seu trabalho, mas não sabe ler o que diz nele. Com a ajuda da professora de sua neta, Cida se aproxima da alfabetização, ao mesmo passo que começa a se questionar sobre coisas que acontecem em seu ambiente de trabalho.
NAÇÃO COMPRIMIDO, Bruno Tadeu
Belo Horizonte-MG I 2024 I 21’ I Ficção I 12 anos
Sinopse: Dante é um velho militante gay que se recusa a aposentar-se. Ao encarar o inevitável fim da sua existência, ele decide concretizar seus velhos planos de abrir o primeiro Lar de Idosos LGBTQIA+ do Brasil, ignorando o conselho de sua grande amiga, Francisca, que defende que eles não precisam mais se importar
SESSÃO CASABLANCA, 67'
20/09 às 14h30
🧶 Sala dos Toninhos
tags: foco na adolescência: bullying, tempo de telas, redes sociais, gamificação, preconceito e inclusão na escola.
VALENTINA VERSUS, Anne Lise Ale e E. M. Z. Camargo
Curitiba-PR I 2022 I 14’ I Ficção I 12 anos
Sinopse: Em uma quest não tão distante, um grupo de gamers se reuniu para enfrentar Haters, Mi-mi-minotauros e Trolls na mais grandiosa e assustadora das masmorras: uma balada.
GUARACY, Eliete Della Violla e Daniel Bruson
Sorocaba-SP I 2023 I 12’ I Animação I 12 anos
Sinopse: Uma neta investiga a relação com seu avô, um policial aposentado que ama música, compondo um mosaico animado de afetos, dúvidas, e lembranças vividas, contadas e imaginadas.
EU NÃO ESTOU EM LUGAR NENHUM, Antônio Cortez e Danilo Teixeira
São Carlos-SP I 2024 I 15’ I Ficção I 10 anos
Sinopse: "Eu Não Estou em Lugar Nenhum" segue a jornada de Manu, uma mulher trans que de repente não se vê mais no espelho. Enquanto busca recuperar sua identidade, o filme aborda questões trans em um contexto político tumultuado, ecoando a luta coletiva por aceitação e autenticidade.
ENGOLE O CHORO, Fabio Rodrigo
Itaquaquecetuba-SP I 2023 I 11’ I Ficção I Livre
Sinopse: Na periferia de São Paulo, Anderson, de 17 anos, furta uma moto. Ele quer se tornar um homem dando um basta em anos de exclusão e rejeição, mas baterá de frente com o que nunca foi ensinado a lidar: seus sentimentos.
SEREIA, Estevan de la Fuente
Curitiba-PR I 2023 I 15’ I Ficção I 12 anos
Sinopse: É aniversário de Lúcio, criança cheia de imaginação que gosta de desenhar sereias e brincar com bonecas, mas na presença do pai intolerante e violento, o clima em casa não está para festa.
SESSÃO JEQUITIBÁ, 74'
26/09 às 14h30
🧶 Sala dos Toninhos
tags: cultura e identidade: povos originários, ribeirinhos, caiçaras, quilombolas.
PEDAGOGIAS DA NAVALHA | SE A PALAVRA É UM FEITIÇO, MINHA LÍNGUA É UMA ENCRUZILHADA, Colle Christine, Alma Flora e Tiana Santos
Rio de Janeiro-RJ I 2023 I 15’ I Documentário I 12 anos
Sinopse: Pedagogias Da Navalha é um documentário de linguagem híbrida partindo do conceito "Oferenda fílmica" que é uma pesquisa realizada por Milena Manfredini e tem o seu roteiro assentado na poesia e na oralidade para realizar um ritual de ebó não linear para fortalecer a história ancestral da identidade e entidade travesti removendo os seus estigmas, traumas e marginalizações.
AS MARIAS, Dannon Lacerda
Guia Lopes da Laguna-MS I 2023 I 16’ I Documentário I Livre
Sinopse: As trigêmeas rompem a barreira do silêncio e da invisibilidade e narram passagens comoventes de suas vidas na pequena cidade de Guia Lopes da Laguna (MS), região próxima da fronteira com o Paraguai, onde foram criadas para obedecerem aos pais, à igreja e aos maridos.
JACU, Ramon Batista
Nazarezinho-PB I 2024 I 11’ I Ficção I Livre
Sinopse: Vida. Morte. Cangaço e resistência. O fenômeno sob o olhar do velho casarão da fazenda Jacu
DAS ÁGUAS, Adalberto Oliveira e Tiago Martins Rêgo
Recife-PE I 2023 I 17’ I Documentário I Livre
Sinopse: O filme é um recorte do espaço-tempo na história da cidade e mostra o cotidiano de mulheres e homens que vivem da pesca no rio Capibaribe, em Recife, Pernambuco. Também são abordados temas como direito à cidade, planejamento urbano, meio ambiente, e a luta das pessoas para manter a tradição da pesca, bem como seus sonhos, e a relação delas com o rio, que é parte fundamental de sua identidade cultural.
O CANTO, Isa Magalhães e Izabella Vitório
Arapiraca-AL I 2023 I 15’ I Documentário I Livre
Sinopse: Em "O Canto", somos levados pelas tradições e sonoridades únicas das destaladeiras de fumo de Arapiraca. O filme apresenta Mestra Rosália Gomes como a guia por essa imersão da poesia do cotidiano de mulheres que têm suas vidas entrelaçadas com a cultura do fumo.
SESSÃO PARADISO, 68'
20/09 às 09h00
🧶 Sala dos Toninhos
tags: meio ambiente, crise climática, práticas sustentáveis
ALÉM DA CANCELA, Margarete Jesus
Salvador-BA I 2023 I 24’ I Ficção I Livre
Sinopse: A família de Anastácia vive em um sítio no centro de uma fazenda. Por lei, o sítio já pertence à família, mas alguns ciclos precisarão ser quebrados para garantir a escritura que efetiva a posse do terreno.
ORIGINÁRIAS, Emília Top'tiro e Isabelle Fanaia
Cuiabá-MT I 2022 I 05’ I Documentário I Livre
Sinopse: "Originárias" é uma obra que junta vozes de mulheres de diferentes etnias para contar a partir do ponto de vista de cada uma, sobre os enfrentamentos e o orgulho em ser mulher indígena e ajudar na preservação de seus territórios, culturas e saberes ancestrais.
ANA PARIDEIRA, Juliana Barretto
Maceió-AL I 2024 I 13’ I Animação I 12 anos
Sinopse: “Ana Parideira” narra a história de uma mulher adulta, que experimenta sua vida reprodutiva de forma inesperada: em vez de bebês, ela pare flores.
RELATOS DE UMA GUERRA, Pedro Biava
Dourados-MS I 2023 I 25’ I Documentário I Livre
Sinopse: Na busca por retomar seus territórios tradicionais no Mato Grosso do Sul, indígenas Kaiowa e Guarani têm sido vítimas de violentos ataques organizados por fazendeiros e forças policiais ao longo das últimas décadas. Entre 2019 e 2022, incentivados pelo projeto anti-indígena do presidente Jair Bolsonaro, os agressores intensificaram esses ataques, elevando a tensão nas retomadas a níveis alarmantes. Esse documentário percorreu alguns dos territórios mais atacados nesse período para ouvir os relatos dos sobreviventes e reconstruir parte dessa história de violência que transformou a região em uma das áreas mais conflituosas do Brasil.
SESSÃO RINK, 68'
19/09 às 14h30
🧶 Sala dos Toninhos
tags: tecnologia e sociedade: inteligência artificial, dependência tecnológica, divulgação excessiva da vida e privacidade.
E NADA MAIS DISSE, Julia Menna Barreto
Rio de Janeiro- RJ I 2022 I 19’ I Documentário I 12 anos
Sinopse: Recontar a história da morte do meu pai é uma tentativa de preencher um espaço repleto de lacunas, povoar um lugar insubstituível, dizer o indizível.
PÁSSARO MEMÓRIA, Leonardo Martinelli
Rio de Janeiro-RJ I 2023 I 15’ I Ficção I Livre
Sinopse: Um pássaro chamado Memória esqueceu como voltar para casa. Lua, uma mulher trans, tenta encontrá-la nas ruas do Rio de Janeiro, mas a cidade pode ser um lugar hostil.
EUROPA - ME AVISE QUANDO CHEGAR, Victor Vieira
Belo Horizonte-MG 2024 I 09’ I Experimental I Livre
Sinopse: Victor apresenta o lugar onde vive: dentro da cabeça de um rinoceronte.
CALUIM, Marcos Alexandre
Salvador-BA I 2023 I 10’ I Ficção I Livre
Sinopse: Uma atriz negra recebe um tratamento bem peculiar em um set de filmagem composto por uma equipe branca.
NEM A CORES, Gabriela Bagrichevsky
Rio de Janeiro-RJ I 2024 I 15’ I Experimental I 14 anos
Sinopse: Reflexões que se iniciam no íntimo e familiar partem para o universo social comum, onde se propõe repensar a relação entre o eu, a cegueira, o enxergar e a máquina.
SESSÃO VOGA, 73'
27/09 às 14h30
🧶 Sala dos Toninhos
tags: mulheres: empoderamento feminino, protagonismos, desafios da maternidade, direitos das mulheres, corpo, patriarcado.
PROCURO TEU AUXÍLIO PARA ENTERRAR UM HOMEM, Anderson Bardot
Vila Velha-ES I 2023 I 20’ I Ficção I 12 anos
Sinopse: Brasil, 1870. Gita é uma mulher trans, destinada a morrer ou a sofrer as consequências de suas tradições ciganas. O Soldado está destinado a cumprir e a servir as leis injustas de seu país. A Mulher de Preto precisa salvar o seu filho das garras do Império Brasileiro. A Criança disse que o amor, a maior lei universal, tem no seu destino a quebra do ciclo de todas as tragédias.
JOSEFA, Wesley Prado
Rio de Janeiro-RJ I 2023 I 20’ I Documentário I Livre
Sinopse: Josefa é uma mãe e avó que cuidou de outras pessoas toda a sua vida. Ela tem sérios problemas de saúde e não tem como pagar pelo tratamento. Quem cuida dela é o Sistema Único de Saúde (SUS).
VÃO DAS ALMAS, Edileuza Penha de Souza e Santiago Dellape
Brasília-DF e Cavalcante-GO I 2023 I 15’ I Ficção I 14 anos
Sinopse: No Quilombo Kalunga, a profecia da Matinta corta o vilarejo-fantasma do Vão de Almas como uma corrente de ar gelado: “Existem vários tipos de Saci. Pererê é aquele menorzinho, que prega peça. Saçurá faz maldade...”
ABODÔ, Bruna Leite e Cecilia da Fonte
Recife-PE I 2023 I 18’ I Ficção I 10 anos
Sinopse: Dolores precisa sair do Brasil, mas o espaço aéreo foi fechado. Em plena pandemia, os desafios de uma jovem que busca não entrar para estatística.
SESSÃO WINDSOR, 77'
25/09 às 19h30
🧶 Fêmea Fábrica
tags: diversidade e inclusão.
DEIXA, Mariana Jaspe
Rio de Janeiro-RJ I 2023 I 15’ I Ficção I 16 anos
Sinopse: Zezé Motta é Carmen, uma mulher que vive seu último dia de liberdade antes que seu marido saia da prisão.
QUEIMA MINHA PELE, Leonardo Amorim
Maceió-AL I 2023 I 19’ I Ficção I 16 anos
Sinopse: No calor de uma casa de praia, Rodrigo ressente Julio; Julio deseja Caio; Caio só quer se divertir.
MAKUMBA, Emerson Evêncio
Vitória-ES I 2022 I 24’ I Ficção I 12 anos
Sinopse: O berço onírico que carregamos é a origem. O quilombo ainda pulsa em nós.
O PRAZER É TODO MEU, Vanessa Sandre
Florianópolis-SC I 2023 I 19’ I Ficção I 14 anos
Sinopse: Quando Amélia se dá conta que nunca teve um orgasmo em seus 76 anos de vida, tudo muda. Agora ela está decidida a ter um, custe o que custar.
--
Curadoras:
Isadora Maria Torres
Sonidista e performer. Formada em cinema pela Academia Internacional de Cinema (SP), com especialização em Fundamentos de som e acústica pelo Instituto de Áudio e Vídeo (IAV - SP). Atua como diretora de som em curtas e longas-metragens, assinando o processo inteiro de produção sonora, da captação de som direto à edição e desenho de som, com destaque para o curta-metragem "Receita de Caranguejo" (dir. Issis Valenzuela), ganhador de Melhor Desenho de Som no 48° Festival de Cinema de Gramado e o longa "Maputo Nakuzandza" (dir. Ariadine Zampaulo) estreado na 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes [Mostra Aurora] e ganhador do Prêmio Especial do Júri no Festival do Rio 2022 - Mostra Première Brasil - competição Novos Rumos de longas metragens. É produtora e curadora do projeto de arte sonora "Noite Imersiva" atuando em parceria com o Coletivo Kino-Olho. Atua como facilitadora em projetos de arte educação focado em formação cinematográfica.
Julyana Troya
Pesquisadora de arte contemporânea e professora da área de audiovisual e produção cultural há mais de 20 anos. Mestre em Arte Visuais pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Especialista em Artes Visuais, Intermeios e Educação pela Escola de Extensão da Unicamp - Extecamp. Tem licenciatura em Artes Visuais pelo Centro Universitário Claretiano e é graduada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas. Agora, graduando-se em Museologia, com foco nas pesquisas de arquivos audiovisuais. É professora da área de Arte e Comunicação do Senac Campinas, sobretudo nos cursos técnicos de Cinema e Produção Cultural, onde trabalha com estudantes no desenvolvimento de projetos. Foi gestora da produtora de audiovisual Mídia Educativa por 16 anos, onde realizou mais de 1000 produções e sete documentários autorais, incluindo o premiado Hilda Hilst Para Virgens. Hoje atua na área de arquivos de artistas contemporâneos em seu espaço Bacia Cultural, onde também abriga e coordena o Instituto Marco do Valle desde o falecimento do artista, em 2018, trabalhando com o acervo contemporâneo como prática arte-educativa e construção de memórias. É pessoa ensurdecida e tem grande interesse pela acessibilidade cultural, sobretudo no campo da expografia acessível e democratização de acessos à informação e mediação cultural.
Kit Menezes
Professora, artista e realizadora audiovisual. Doutora em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP - 2019). Escreveu e dirigiu os curtas-metragens "A velha" (2016) e "Volume Morto" (2018) e trabalhos de videoarte premiados no Mapa Cultural Paulista (1998, 1999). É autora do livro-relato "Homeless" (2013), uma narrativa montada com fotografias em formato de HQ e do livro de poemas "Po[Eu]mas" (2022), publicação independente. Em 2021 lançou seu primeiro longa-metragem, projeto contemplado pelo PROAC-SP. "Inscrições do tempo no corpo presente" é um documentário em primeira pessoa. Pesquisa as artes do corpo e da performance e integra o grupo de pesquisa LabArteMidia (ECA/USP), coordenado pelo professor Almir Almas. Em 2021 coordenou a organização e o lançamento da Revista Tintura de Amora, projeto gráfico que reúne textos sobre o cinema realizado no interior do estado de São Paulo.