top of page

OFICINAS

​​​​​​Oficina de ficção:

Cinema sensorial e lugares utópicos

 
🧶 19/09 e 20/09 das 14h30 às 17h30
🧵 Casa de Cultura Aquarela
🪡 INSCREVA-SE

Sinopse: A partir de práticas sensoriais, experimentaremos um lugar e suas potencialidades, em busca de narrativas que despertem outros sentidos e subjetividades, compondo coletivamente imagens, sons e cenas ficcionais, resultando na produção de um curta-metragem.

Público-alvo: Livre

 

Número de vagas: 20 participantes

Carga horário: 6h 

Ministrantes:

Ladson Vinicios

 
Rogério Borges

1.png
2.png

Roteirista, ator e compositor musical. Integrante do Coletivo Kino-Olho. Principal obra: “Lugar de Ladson”, na qual é protagonista e assina trilha musical original.

Diretor, arte-educador, professor e pesquisador na área de Cinema e Geografia. Principais filmes: “Lugar de Ladson”, “Arrimo”, “Para Onde Vão Os Animais?”, “Quem Chegar Por Último”. Atua pelo Kino-Olho, Polo Audiovisual do Velho Oeste e OLHO – UNICAMP.

​​​​​​Oficina de videomapping:

Vídeo ao vivo: vídeo, espaço e interatividade

 
🧶 21/09 das 14h00 às 20h00
🧵 Sala dos Toninhos
🪡 INSCREVA-SE

Sinopse: A oficina combina artes visuais e novas mídias, na medida que se utiliza da tecnologia de vídeo mapping, ou projeção mapeada, como ferramenta para composições visuais no espaço físico. Para além das telas, a imagem projetada pode interferir nas mais diversas superfícies (espaço, objetos, corpo etc.) tornando-as telas de vídeo dinâmicas. Assim, o vídeo deixa de ser um retângulo plano e cria a ilusão de ser um objeto, interativo ou contemplativo, no espaço. Podendo ser usado para criar cenários e ambientes, compor a iluminação cênica de um espaço ou inventar personagens, criar uma instalação de arte, um anúncio de publicidade imersivo ou ainda sinalizar pontos de informação acessíveis. A colaboração é estimulada. Aos participantes serão apresentados trabalhos que variam entre disciplinas como: artes visuais, dança, design, audiovisual, música, computação, arquitetura, teatro, cenografia e moda. Explorando novas formas de criar e editar vídeos através de softwares de manipulação de vídeo ao vivo e projeções.

 

Público-alvo: Artistas, técnicas(os), criadores, produtores, estudantes, gestores, agentes da cultura e público interessados em aprofundar ou iniciar um conhecimento sobre o tema.

 

Número de vagas: 12 participantes

 

Carga horário: 6h

Ministrante:

Dimitri Lomonaco

3.png

Artista e pesquisador do audiovisual expandido, com vasta experiência na criação e aplicação de projeções que transformam superfícies em exibições dinâmicas. Com conhecimento em design, cenografia e iluminação, ele já desenvolveu diversos projetos que integram arte e tecnologia, criando experiências visuais imersivas e sensíveis. Ao longo de sua carreira, sua abordagem combina precisão técnica com experimentação artística, participando de projetos artísticos nacionais e internacionais que utilizam a linguagem audiovisual em diversos espaços, abrangendo campos como artes visuais, cinema, teatro, dança, música e moda. Atualmente, é mestrando no programa de Artes Visuais da ECA-USP e integrante dos grupos de pesquisa em arte e tecnologia REALIDADES (USP) e GIIP (UNESP).

​​​​Oficina de documentário:

Poesias da imagem: rimando sinais 

 
🧶 26/09 das 09h00 às 16h00
🧵 Sala dos Toninhos
🪡 INSCREVA-SE

Sinopse: A oficina consiste na realização de videopoemas em Libras, pensando as possíveis relações entre as visualidades dos sinais e a linguagem do audiovisual. A partir da produção poética surda dos participantes e/ou de referências compartilhadas, criaremos vídeos que explorem rimas visuais, ritmos, enquadramentos e pontos de vista. Além disso, serão apresentados aplicativos de edição de vídeo com o intuito de instrumentalizar e fomentar a produção artística das pessoas participantes.

 

Público-alvo: pessoas a partir de 12 anos que se comuniquem em Libras

 

Número de vagas: 20 participantes

 

Carga horária: 6h

Ministrantes:

Projeto Mão Dupla

14MCA_Oficina3a - Projeto Mão Dupla.JPG
14MCA_Oficina3b - Projeto Mão Dupla.JPG
6.png

Mão dupla é o trânsito entre língua de sinais e artes visuais. Somos um coletivo de artistas, surdos e ouvintes, que desenvolve pesquisa e prática artística através da visualidade. Temos o objetivo de propor encontros entre surdos e ouvintes, divulgar a Libras e as culturas surdas, cultivar a acessibilidade na cultura para além dos eixos centrais e estimular a produção artística de pessoas surdas. Realizamos diversas ações. Dentre elas, publicações, oficinas, murais, poesias e performances, Slam e rodas de conversa.
Em 2019 o projeto foi contemplado pelo edital Aluno-Artista do SAE- Unicamp e em 2020 realizou uma parceria com o projeto Ainda Algo Antes de Deitar, de Lucas Michelani, pelo Proac. Em 2021, participou da programação do Festival de Culturas Surdas do Itaú Cultural. Em 2022, o coletivo foi proponente da oficina Livreto de Dobras no MAM São Paulo, realizou uma parceria com o projeto Mostra Libras: Performances Visuais, pela Lei Aldir Blanc, participou com obras e performance na exposição Diagnóstico da Cigarra, de Rosilene Fontes, no Espaço Marco do Valle em Campinas. Ainda neste ano realizou oficina e sarau de poesias no 16º Feverestival - Festival Internacional de Teatro de Campinas, Museu da Diversidade Sexual e MAM São Paulo.

bottom of page